Por João Batista Alves Júnior
Os catequistas do Grupo de Mini-jovens da Comunidade de São Francisco de Assis, Carijó, se reuniram com os pais de seus catequizandos e com estes também para abordarem alguns temas que, segundo eles, são muito importantes para que possam caminhar juntos para a evangelização. A reunião aconteceu numa das salas da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professor Alziro Bastos dos Santos”, no próprio bairro, em sete de maio.
A reunião contou com a presença de todos, e isso aumentou ainda mais a força e a vontade de realizarem esse trabalho catequético. Durante a reunião foram abordados alguns temas importantes como adolescência, a vida em Igreja e a responsabilidade em estarem compromissados com a comunidade. Os catequistas apresentaram alguns vídeos sobre esses temas. Começaram passando o vídeo do poder da iniciativa, onde conversaram sobre seus trabalhos e sobre algumas iniciativas, que, juntamente com outras, têm um poder enorme para mudar qualquer situação. Em seguida, passaram um vídeo mostrando os trabalhos dos Mini-jovens durante algumas Missas e Tríduos realizados pela comunidade, e falaram que demonstramos fé através dos trabalhos concretos realizados em busca de um bem comum. Na seuquência, os pais e os catequizandos responderam a um questionário que serviu para os catequistas analisarem seus trabalhos. Passaram um vídeo especial às mães, comemorando a data e finalizando os vídeos, assistiram todos abraçados com seus filhos ao vídeo da oração da família, onde foi muito comovente, em seguida foram lidos os dez mandamentos da família. Após teve uma simples confraternização com todos. A reunião atingiu seus objetivos, e serviu para aproximar mais os catequistas das famílias de seus catequizandos, e, também, para tirar algumas dúvidas do que é uma catequese de Mini-jovens, além de demonstrarem algumas práticas que os pais podem estar vivenciando para ajudar seus filhos a crescerem na fé, como lerem a Bíblia juntos, irem às Celebrações e procurar sempre motivar seus filhos, se interessando pelo o que eles estão aprendendo nos estudos do grupo. Enfim, caminhar juntos é o todos nós esperamos.
Paz a todos!
Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa
Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.
A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário