Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Paróquia de São João Batista de Cananéia realiza festividades em Louvor ao Divino Espírito Santo e ao padroeiro da cidade São João Batista

As festividades tradicionais tiveram ênfase entre os dias 17 e 24 de junho











A Paróquia de São João Batista de Cananéia realizou as festividades em louvor ao Divino Espírito Santo e ao padroeiro da cidade São João Batista, que tiveram ênfase entre os dias 17 e 24 de junho.
No dia 17 de junho, quinta-feira, às 06h00, foi realizada Alvorada da Festa do Divino e de São João Batista e Trajeto das Bandeiras e primeiro Tríduo do Divino com Santa Missa, às 19h00.
No dia 18, sexta, houve, às 19h30, o primeiro Tríduo de São João Batista, ministrado pelo bispo diocesano Dom José Luiz Bertanha, e, às 21h00, Erguimento do Mastro de São João Batista.
No sábado, dia 19, foi realizado o segundo Tríduo do Divino, às 19h30 e Trajeto das Bandeiras.
Às 09h00 do dia 20, domingo, foi realizada Missa dominical na Matriz e, às 19h00, segundo Tríduo de São João Batista.
No dia 21, segunda-feira, foi a vez do Trajeto das Bandeiras e terceiro Tríduo do Divino, às 19h00.
Na terça-feira, às 10h00 houve, às 10h00, Abrimento do Império e Trajeto das Bandeiras com Esmolamento e, às 19h30, o terceiro Tríduo de São João Batista.
A grande Festa do Divino Espírito Santo aconteceu no dia 23 de junho, quarta-feira, com Trajeto das Bandeiras, às 09h00, seguido de
Missa Solene em Louvor ao Divino Espírito Santo, preparada pelas Pastorais e, às 17h00, Procissão em Louvor ao Divino Espírito Santo.
Finalizando as atividades, no dia 24 de junho, quinta-feira, foi realizada a Festa de São João Batista, com Missa Solene em Louvor de São João Batista em intenção do Município e da Comunidade de Cananéia, às 10h00, preparada pelas Comunidades Católicas e ministrada pelo Vigário Geral da Diocese de Registro, Padre Brasílio e, às 17h00, foi realizada a Procissão com Imagem de São João Batista.
Além disso, todos os sábados houve Bingo em prol das festividades!!!!
Parabéns aos festeiros e à comunidade pela belíssima festa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário