Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Comunidade enfeita ruas para Procissão de Corpus Christi

O tapete é uma homenagem à passagem de Jesus Cristo














Muito trabalho, partilha e fé fizeram parte da festa de Corpus Christi em Cananéia, no último dia três de junho, quinta-feira.
Segundo o pároco local, Víctor Hernández, as atividades começaram cedo, por volta das 08h00, quando jovens demarcaram e interditaram as ruas para que, por volta das 09h00, cerca de 100 pessoas de toda a comunidade, entre crianças, jovens, adultos e idosos, confeccionassem os tapetes para a passagem da Procissão com o Corpo de Cristo e os altares para as paradas e orações.
Por volta da hora do almoço, um grupo de mulheres da comunidade católica preparou 150 lanches, que foram servidos a todos os envolvidos.
Às 17h00 teve início a Celebração da Festa de Corpus Christi na Igreja Matriz de São João Batista, com a participação das comunidades e pastorais, seguida de procissão pelas ruas enfeitadas, com paradas em altares colocados no trajeto para orações, sendo que a Missa foi terminada na Igreja, devido à possibilidade de chuva.
Parabéns a todos pela bela Festa!!!

Mini-jovens do Carijó

Por João Batista Alves Júnior

O Grupo de Mini-jovens da Comunidade Católica do Carijó se reuniu mais uma vez para prestar homenagem a Jesus Cristo. Dessa vez foi na confecção dos tapetes nas ruas para a passagem do corpo de Jesus durante a procissão de Corpus Christi, que aconteceu no último dia três de junho. Mais uma lição aprendida e mais um crescimento na fé desse grupo, que vem se mostrando muito interessado pelos assuntos referentes à Comunidade e à Paróquia. Paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário