Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 22 de junho de 2010

Festa de São Luís Gonzaga no Ariri

Por Lúcia D. Souza



Aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de junho a Festa de São Luís Gonzaga no bairro do Ariri. Na sexta-feira marcaram presença violeiros e fandangueiros convidados, como Beto Pereira, Família Neves do Marujá e de Seu João Dias, que voltou às origens, lembrando do lugar onde nasceu, nas imediações do Ariri, sítio Varadouro.
Foi servido, na ocasião, um jantar aos convidados e fandangueiros presentes, moradores do bairro, com panelada de galinha caipira, arroz, feijão com carne seca e farinha de mandioca, que não poderia faltar, estava uma delícia a comida do sítio.
O final de semana foi de sol, a primeira moda de viola foi em agradecimento a São Gonçalo e ao bom tempo, na sequência houve apresentação, pela primeira vez, do grupo de crianças, que tem como mestre Seu Iolanto Barbosa de 78 anos, é ele que ensina os meninos a marcar o compasso da dança, do sapateado com o tamanco do batido; os meninos fazem parte do grupo “Fandangueiros do Ariri”, que este ano conta com o apoio do Projeto aprovado pela Secretaria do Estado da Cultura – ProaC/08 – Programa de Ação Cultural, que trouxe benefícios ao grupo, como aquisição de uniformes, instrumentos musicais, equipamentos de som, também contando com o apoio do Projeto “Rede de Empreendedorismo, Conservação e Sustentabilidade de Iniciativas Comunitárias”, realizado pela Associação Rede Cananéia e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento & Cidadania, que custeia, transporte, alimentação e divulgação do grupo dentro e fora do município, fomentando o turismo e a cultura local.
A comunidade presente e os demais visitantes gostaram muito das apresentações.
O baile continuou seguido ao som de viola com a Família Alves, integrantes da Família Pereira e convidados animaram a festa até às cinco da manhã, em uma demonstração, através desse intercâmbio cultural, entre vários músicos, da tradição e do amor pela boa música regional.
No final da noite, Seu Arnaldo Pereira comenta: “Se um dia, eu e outro violeiro morrer? Vocês estão somente aprendendo a dançar o batido, e quem é que vai tocar? Quem vai tocar o Fandango? Vai se acabar um dia...tem que ensinar essas crianças...quem sabe isso seja fonte de inspiração para o próximo Projeto”.
No sábado, durante o dia, houve a programação religiosa da festa, seguida de Procissão e Missa, todas as noites houve bingo em prol da Igreja de São Luís Gonzaga, Padroeiro da juventude, a noite teve baile ao vivo, com o grupo “Meninos do Forró”, que animou a festa e fez a moçada dançar, a festa também contou com o apoio e colaboração de Marcelo Sicardi sub-prefeito do Ariri, presente na festa.
No domingo foi realizado torneio de futebol de campo, e quem levou o troféu foi o time do Marujá, em 2º e 3º lugares venceram os times do Ariri, seguido das comemorações pelo jogo do Brasil na Copa do Mundo, que ganhou de 03x01 contra a Costa do Marfim, é que o Brasil e os brasileiros são bons de bola!!!
Viva São Gonçalo!
Viva São Luís Gonzaga!
Viva São João Batista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário