Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida visita Cananéia

Comunidades receberam a Imagem com muita festa e devoção










A Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida visitou Cananéia no último dia 1º de junho, terça-feira.
A chegada foi na comunidade do Itapitangui, às 15h30, onde foi recepcionada pelo pároco local Victor Hernández, sendo levada pelo Padre Ari, da cidade de Pariquera-açú e comunidade, que veio em comitiva e acompanhou a visita da Imagem em Cananéia.
Às 16h30 a Imagem chegou à comunidade do Porto Cubatão, de onde atravessou de balsa para chegar às 18h00 na Rotatória de Cananéia, acompanhada de motoqueiros e recepcionada calorosamente pela comunidade, que seguiu em procissão até a Igreja Matriz de São João Batista, totalmente enfeitada de azul pela Pastoral de Eventos, para a Missa que foi celebrada pelos Padres Victor e Ari, tendo a colaboração das Comunidades e Pastorais, sendo PASCOM – Pastoral da Comunicação (comentário), Pastoral da Saúde (Ato Penitencial), Catequese do Carijó (Glória), Pastoral Familiar (Entrada da Bíblia), Bete Cordeiro (1ª Leitura), Coral São João Batista e salmistas Jorge e Luís (Salmo e cantos), Pastoral da Criança da Comunidade do Acaraú (Preces), PJ – Pastoral da Juventude (Ofertório), Ministros da Eucaristia (Comunhão) e Equipe de Eventos (Ação de Graças).
Após a Missa a Imagem seguiu, acompanhada de carreata, até as comunidades do Carijó, Acaraú e Rocio, respectivamente, onde foi recepcionada com muita festa e devoção pelos fiéis.
No dia seguinte, dois de junho, às 09h00 houve Procissão Marítima com a Imagem, que saiu às 10h30 para a Comunidade de São Paulo Bagre, com celebração de Missa. No mesmo dia a imagem foi entregue ao município de Ilha Comprida.
Parabéns a Cananéia pela bela recepção e demonstração de fé.

Visita à Comunidade do Carijó

Por João Batista Alves Júnior






A Comunidade de São Francisco de Assis se preparou humildemente para a recepção, pela primeira vez, da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida ao salão do bairro, no último dia primeiro de junho. Foi um momento muito importante e especial, e muito emocionante também. Numa pequena celebração, simples, porém muito rica em sentimentos, a comunidade se mobilizou através de preces para Nossa Santa Padroeira. Mais uma vez a comunidade se mostrou prestativa, e dessa vez, bem mais abençoada. O fato foi marcante e que a bênção derramada pela Padroeira do Brasil se derrame em cada um dos moradores e dos fiéis que estavam presentes para homenageá-la, e que a sua paz reine sempre na vida de cada um de nós! Paz!


O grande milagre e a Basílica de Aparecida

O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.
A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

Primeiros Milagres

Milagre das velas - Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.
Caem as correntes - Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuário, pede ao feitor permissão para rezar à Nossa Senhora Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha e reza contrito. As correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.
O cavaleiro sem fé - Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Não conseguiu. A pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escadaria da igreja (Basílica Velha), e o cavaleiro arrependido, entrou na igreja como devoto.
A menina cega - Mãe e filha caminhavam às margens do rio Paraíba, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe: "Mãe como é linda esta igreja" (Basílica Velha).
Menino no rio - O Pai e o filho foram pescar, durante a pescaria a correnteza estava muito forte e por um descuido o menino caiu no rio e não sabia nadar, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e o pai desesperado pede a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino. De repente o corpo do menino para de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continua e o pai salva o menino.
O caçador - Um caçador estava voltado de sua caçada já sem munição, de repente ele se deparou com uma enorme onça. Ele se viu encurralado e a onça estava prestes a atacar, então o caçador pede desesperado à Nossa Senhora Aparecida por sua vida, a onça vira e vai embora.

Fonte: http://www.culturabrasil.org/aparecida
Enviado por Maria Cristina Marcello Mathais

Nenhum comentário:

Postar um comentário