Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Semana da Família começa com exibição de filme

Com o tema “Família fonte de vida e construtora da PAZ” a Pastoral Familiar dá início à Semana da Família em Cananéia




O 1º encontro da Semana Nacional da Família em Cananéia aconteceu no último dia 23 de setembro, quinta-feira, às 19h00 no Salão Paroquial, com o tema “Família fonte de vida e construtora da paz”.
O Encontro foi iniciado com uma breve explicação sobre o que é a Semana nacional da Família, seguida de apresentação do Coral de Jovens, invocação da Santíssima Trindade e do Espírito Santo, leitura do Evangelho de São Lucas, capítulo 2, versículos de 41 a 51, reflexão sobre o Evangelho e preces.
O ponto principal foi a exibição do filme “À prova de fogo”, que provocou uma reflexão sobre a família e o casamento. Por fim alguns pontos levantados no filme foram discutidos e o encontro foi finalizado com canto e oração.
A Semana Nacional da Família é evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as Paróquias do Brasil. É hoje uma realidade que teve início em 1992. Foi uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade.
Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto por ser o mês vocacional, porém Cananéia não pode realizar neste mês por causa da festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Será então realizada nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro às 19h30 no Salão Paroquial, com o Tema – “Família fonte de vida e construtora da Paz”, Lema: “Evangelizar pela família e para vida”.
O 1º encontro contou com a presença de cerca de 80 pessoas, sendo de várias Pastorais, como a Familiar, Jovens, Catequese, Comunicação, Eventos, além das Comunidades do Carijó, Rocio, Coral de Jovens e alunos do período noturno da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário