Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Comunidade do Carijó realiza festa religiosa em louvor a São Francisco de Assis

Por Equipe de Coordenação



A Comunidade católica do Bairro do Carijó se prepara para mais uma data especial em sua caminhada, que é a de louvar seu santo Padroeiro, São Francisco de Assis, protetor dos animais e das crianças, e aproveita a oportunidade para convidar a todos os amigos de caminhada e fiéis para, juntos, refletirmos e comemorarmos essa data santa.
Devido à data das eleições, a comunidade comemorará o dia de seu padroeiro em nove de outubro, sábado. A programação contará novamente com os Tríduos que serão realizados pelas Comunidades vizinhas e Pastorais a partir do dia seis e contará com um tríduo dedicado especialmente aos professores, já que no dia 15 comemora-se o dia deles.
Teremos a Procissão pelas ruas do bairro e finalizando com uma belíssima Celebração. Neste ano, trabalharemos com o tema: “Com Francisco, também caminham os pequenino; que é uma forma, também, de lembrar das crianças (pelo dia 12, quando é comemorado o dia delas), mas também de outros tipos de pequeninos: os excluídos, doentes, dos poucos que seguem o trabalho missionário, enfim, de “nós pequeninos”.
Contamos com a presença de todos, para que, juntos, abrilhantemos ainda mais essa data tão significativa para nós devotos e para que, assim, tornemo-nos instrumentos de paz para o Senhor! E que essa paz esteja sempre com vocês! Obrigado e Amém!

Programação Religiosa

Tríduos em Louvor a São Francisco de Assis, às 19h30 no salão do Carijó
I Tríduo: 06/10/10, quarta-feira, feito pela Comunidade de São José Operário, Porto cubatão.
II Tríduo: 07/10/10, quinta-feira, feito pelas comunidades de Nossa Senhora do Rocio e Nossa Senhora de Guadalupe, Rocio e Acaraú;
III Tríduo: 08/10/10, sexta-feira, feito pela Pascom - Pastoral da Comunicação - Liturgia em comemoração ao dia dos professores.
Procissão e Celebração da Missa: 09/10/10, sábado, às 17h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário