Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Paróquia de Cananéia participa do Grito dos Excluídos

“Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”




A Paróquia São João Batista de Cananéia, em comunhão com toda a Igreja do Brasil, participou do 16º Grito dos Excluídos, no último dia sete de setembro, que na Diocese de Registro foi realizada na cidade de Sete Barras, durante todo o dia, com a presença de cerca de 550 pessoas, que realizaram um ato em favor dos direitos e de um projeto popular.
Em Cananéia foi realizado um ato simbólico no dia seis de setembro, segunda-feira, a partir da 15h00 no Centro de Eventos, onde a Paróquia apresentou propostas nas áreas de Juventude, Educação e Saúde, tendo como eixo central a “vida em primeiro lugar”.
Na área da Juventude, a Campanha “Chega de violência e Extermínio dos Jovens”, alerta e procura ajudar os jovens para que encontrem o caminho da luz, iluminando seus caminhos e conduzindo-os pela vida. Os jovens necessitam do apoio de uma sociedade integradora, com base na família e que acredite no potencial da juventude.
Na Educação pede-se a segurança dos alunos nas entradas e saídas das escolas, devido à oferta de drogas, aliciamento de menores. Além disso, a necessidade de um transporte de qualidade para todos, principalmente aos alunos da área rural, que frequentemente têm seu direito à educação negado, por não conseguirem chegar à escola.
Na Saúde pede-se que seja cumprida a Constituição Federal, no que se refere ao direito de todos e dever do Estado em garantir políticas sociais e econômicas para a redução de doenças e acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, na sua promoção, proteção e recuperação. E a Lei Orgânica da Saúde, que prevê alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda. Educação, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais.
Além de todas essas temáticas, durante o Grito dos Excluídos representantes do Fórum Regional de Economia Solidária aproveitaram para coletar assinaturas para o abaixo-assinado de apoio à Lei de iniciativa popular, que dispões sobre a política nacional de economia solidária. Este abaixo-assinado estará em vigência em vários pontos dos municípios envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário