Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cantinho do Dízimo



Prezado (a) Irmão (ã) Dizimista

A missão da Igreja é evangelizar: conduzir as pessoas até Jesus Cristo. A dinâmica da evangelização requer muitos investimentos, gerando, assim, muitas despesas. Por isso, gostaríamos de agradecer sua generosa participação na missão da Igreja através do seu Dízimo.
Participar da missão da Igreja através Dízimo é devolver a Deus um pouco daquilo que Ele mesmo nos deu. Por isso, o Dízimo é sinal de gratidão a Deus, generosidade com os pobres e consciência do que é ser cristão de verdade.

"O dízimo é uma oferta espontânea, comunitária, livre e alegre, generosa e familiar, consciente, sistemática, não um imposto, uma taxa, um tributo para aplacar a justiça na consciência".

DIMENSÃO MISSIONÁRIA
O Dízimo deve levar a Comunidade toda a ser sinal de salvação. Todos nós que somos batizados, somos missionários, diz o Concílio Vaticano II. Isto implica a obrigação de cada um de nós em evangelizar, conforme os dons que recebemos. Como missionários batizados, precisamos levar a todas as pessoas a dimensão da fé. Muitas pessoas ainda não são batizadas em nome de Jesus porque ainda não houve quem fosse até elas para dar testemunho de Jesus. E será que não houve quem fosse por não ter sido enviado? (Rm10,9-17).
Dízimo: Expressão Missionária de nossa Vocação Cristã. É quando contribuímos em nossa Comunidade para que ela possa desenvolver um trabalho eficiente, uma catequese eficaz, para possa preparar catequistas, animadores de comunidades, missionários para evangelizar nos lugares mais distantes, o dízimo que ofertamos assume uma dimensão especial em nossa vida, assume a dimensão missionária. São Paulo diz: “Quem colabora com o pregador tem merecimentos de pregador”. As comunidades pobres faziam coletas para implantar o Reino de Deus em outros lugares (IICor 8,1-3). Isto que é ser igreja: estarmos atentos às necessidades das outras comunidades.

RINDO À TOA

Procurando ajuda profissional
— Doutor, quanto o Senhor cobra para me responder duas perguntas?
— Quinhentos reais cada uma. Qual é a segunda pergunta?

Pastoral do Dízimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário