Por Vera Lúcia Raimunda Alves Monteiro, coordenadora da Pastoral Familiar.
Histórico
No dia 27 de agosto de 2006 aconteceu no Salão Paroquial uma reunião mensal, onde o Padre Víctor Hernández falou da importância de se organizar a Pastoral Familiar para cuidar bem de nossas famílias. Que esta Pastoral levasse o amor, a união e a força para as famílias desventuradas, de segunda união. Orientasse os pais das crianças da Catequese e Jovens. Realizasse os cursos de noivos, namorados e visitas às famílias.
Nesta data foi marcada nova preparação para reunião para o dia 14 de setembro e o início dos estudos para o dia dois de setembro de 2006 no Salão, às 19h00.
No dia 22de setembro de 2006 aconteceu o encontro de formação da Pastoral Familiar com o Padre Víctor e as famílias, compareceram 22 pessoas, entre eles alguns casais.
Já no dia 20 de outubro de 2006 começamos o estudo do guia de Implantação da Pastoral Familiar na Paróquia. Foram oito encontros de preparação para depois começarmos a implantação da Pastoral Familiar.
Hoje somos 16 pessoas entre elas quatro casais.
O Objetivo da pastoral familiar é promover e defender as famílias das agressões e ameaças e também convidar a cada um de nós a refletir sobre a qualidade de nosso relacionamento familiar. Desafia-nos a edificar nossas famílias em bases sólidas para construirmos um futuro melhor e mais seguro para nós e para as novas gerações.
Neste próximo ano de 2011 além das atividades que exercemos, Deus confiou à Pastoral Familiar o compromisso da sermos festeiros de Nossa Senhora dos Navegantes.
Que o Espírito Santo nos dê sabedoria, muita humildade para que, unidos às pastorais e todas as comunidades, possamos concluir com êxito este trabalho para a honra e a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora dos Navegantes.
Que a fé o amor e a união estejam sempre presentes entre nós. Amém.
A Pastoral Familiar agradece aos componentes da Pastoral da Comunicação que nos dá esta oportunidade de divulgar a Pastoral Familiar e as suas ações.
Que o Espírito Santo ilumine sempre mais a vida de cada um de vocês, obrigado pelo carinho e atenção.
Agradecemos, também, às comunidades, às pastorais ao nosso padre Víctor, ao seminarista Adelson, à irmã Lena, pelo carinho e o apoio que sempre dão para a Pastoral Familiar.
Que Deus Nosso Pai cubra-nos de Paz e bênçãos à nossa Igreja e nossas famílias.
Obrigado!
Nossas Realizações/Atividades
• Evangelizar as famílias e a pessoas;
• Visitas às famílias;
• Trabalhar em conjunto com outras pastorais nos cursos de noivos;
• Auxiliar as famílias que se encontram em situações difíceis;
• Preparação de Missas, Tríduos e festas;
• Campanha da Fraternidade, que neste ano foi realizada na comunidade do Carijó.
Semana da Família
A Semana Nacional da Família é evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as Paróquias do Brasil. É hoje uma realidade que teve início em 1992. Foi uma resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade.
Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto por ser o mês vocacional, porém Cananéia não pode realizar neste mês por causa da festa de Nossa Senhora dos Navegantes.
Será então realizada nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro às 19h30 no Salão Paroquial, com o Tema – “Família fonte de vida e construtora da Paz”, Lema: “Evangelizar pela família e para vida”.
O 1º encontro será dia 23 de setembro às 19h30 - Família fonte de vida e construtora da paz. Encontro para adultos. O 2º encontro no dia 24 às 19h30 - A família e a juventude – evangelizar pela família e para a vida, com participação do Dr. Manoel Gato e, o 3º encontro no dia 25 – Pais e filhos da catequese.
Participem!!!!
Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa
Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.
A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário