Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 14 de setembro de 2010

PASCOM Cananéia em mais um desafio

De acordo com a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a PASCOM – Pastoral da Comunicação é a pastoral da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático, do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana. Portanto, não é uma pastoral a mais no universo de pastorais, mas aquela que integra todas as demais.
O objetivo geral da PASCOM é comunicar a pessoa e os valores de Jesus Cristo e do seu Reino, promovendo as relações humanas, criando comunhão e formando a consciência dos comunicadores na construção de uma sociedade mais justa e solidária. É a Pastoral das relações humanas, que procura formar a consciência dos comunicadores, zelar pela imagem da Igreja e incentivar o uso dos meios de comunicação social.
Como objetivos específicos a PASCOM pretende capacitar os agentes, leigos e clero para a Pastoral da Comunicação, equipes de liturgia e catequese, capacitação para o uso dos Meios de Comunicação, trabalhar o senso crítico do receptor, esclarecer o sentido de comunicação na Igreja e promover a reflexão sobre a importância da PASCOM na Igreja.
Para tanto, durante a nossa caminhada, de discípulos missionários de Jesus Cristo, buscamos superar desafios para conseguirmos atingir nossos objetivos.
É por isso que, em breve, a PASCOM iniciará o Programa de Rádio “Luz da Vida”, que irá ao ar pela Rádio Comunitária Transmar FM às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h00 às 18h30, com o apoio de toda equipe da Pastoral da Comunicação e parceria do DJ Júlio.
Será mais um passo para comunicar o povo de Deus, pois essa é nossa missão.

“Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio morar no meio de nós (Jô 1,14). Supremo comunicador do Pai, optou por um processo inculturado e dialógico de comunicação, que se apresenta como um modelo básico para os projetos de comunicação de sua Igreja.”
“Documentos da CNBB 59”


Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário