Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Paróquia São João Batista realiza Festa em louvor ao Divino Espírito Santo

Dom José Luiz Bertanha celebrou a Missa Solene
No último dia 27 de maio, domingo, foi realizada pela Paróquia São João Batista de Cananéia, a tradicional Festa em louvor ao Divino Espírito Santo, com Missa Solene às 10h00, celebrada pelo Bispo Diocesano da Diocese de Registro, Dom José Luiz Bertanha, lotando a Igreja Matriz, sendo que a mesma foi preparada pela PJ – Pastoral da Juventude e Catecúmenos das Comunidades.
Destaque para a entrada da Bíblia realizada pela PJ e pelo Ofertório preparado pelo Grupo de Catecúmenos Jovens da Comunidade de São Francisco de Assis do Carijó. Na homilia Dom José comentou sobre os dons que todos receberam no Batismo pelo Espírito Santo, porém nem todos praticam seus dons, dados por Deus, para a obra divina. Segundo ele, é preciso praticar os dons para ajudar a comunidade e as pessoas.
Após a Celebração houve um partilha e confraternização, com almoço no Salão Paroquial.
A Procissão com Trajeto das Bandeiras saiu da Igreja Matriz às 17h00, com os andores de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Espírito Santo, e acompanhamento da Banda Municipal e do Coral São João Batista, com parada em frente ao Abrigo de Idosos e reflexão realizada por Dom José. Ao chegar de volta à Igreja, lotada, foi realizada a Bênção do Santíssimo e agradecimento dos festeiros Rose e Evaldo.
Vale ressaltar que neste ano foi a primeira vez que Cananéia realizou a Festa do Divino na sua data de origem, Pentecostes, pois anteriormente, devido à tradição, a Festa era comemorada junto com a de São João Batista, pois há muitos anos não havia padre na comunidade e aproveitavam a vinda de um pároco para realizar todos os festejos. Outra mudança, já para o próximo ano, será um grupo de festeiros para a Festa do Divino e outro para a Festa de São João e o sorteio será realizado no final da Festa do Padroeiro, portanto, os casais que gostariam de ser festeiros podem deixar seus nomes na asa Paroquial.
Parabéns aos festeiros pela linda festa e obrigado a todos que de alguma forma colaboraram para a realização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário