Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Festa do Divino Espírito Santo

“Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar.” (At. 2, 1). A primeira comunidade cristã foi formada pelos apóstolos de Jesus. E essa se encontrava reunida no Pentecostes (cinquenta dias após a Páscoa). O Espírito Santo não veio individualmente, mas quando estes se encontravam reunidos. Hoje temos isso de forma tão bonita em nossa festa do Divino Espírito Santo, a “comum-unidade”, estamos todos unidos no Espírito e pelo Espírito, assim como no primeiro Pentecostes. Nossa fé e nossa cultura de forma tão simples, humildemente nos mostra a riqueza e a nobreza que existem nos gestos, na devoção e respeito a cada visita que a Bandeira do Divino faz. Ao beijar com devoção a Bandeira, ao oferecer o que tem para partilhar com quem chega, a cada verso improvisado pelos foliões, são formas de união que o Divino nos traz. Vivamos intensamente o Pentecostes, na nossa cultura, tradições e, acima de tudo, com muita fé. O Divino Espírito Santo se faz presente como diz o verso da música: “nós estamos aqui reunidos como estávamos em Jerusalém, pois só quando vivemos unidos é que o Espírito Santo nos vem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário