Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 27 de maio de 2012

Abrimento do Império e Terceiro dia de Tríduo ao Divino Espírito Santo é Celebrado por Padre Adelson

Fiéis comparaceram em grande número na Celebração
No último dia 26 de maio, sábado, a Paróquia São João Batista de Cananéia realizou o Abrimento do Império e Esmolamento pela Festa do Divino Espírito Santo, às 09h00. Já às 19h00 as ações começaram com o Trajeto das Bandeiras, seguido do 3º dia de Tríduo do Divino Espírito Santo, celebrado pelo Padre Adelson Rosa de Souza.
A Celebração, que lotou a Igreja de fiéis e devotos do Divino, foi preparada pela Equipe de Eventos e Pastoral Carcerária, que realizaram um belíssimo trabalho.
O Evangelho de João 1, 29-34 levou os fiéis à reflexão sobre o que é receber o Espírito Santo e segundo o Padre Adelson ao receber o Espírito Santo a pessoa é ajudada, pois o Espírito abre portas. O nosso batismo deriva do batismo de Cristo. Ser batizado é ser enxertado em Cristo, é receber o Espírito Santo, é aceitar os desafios provenientes do anúncio do Evangelho. Ser testemunha de Cristo como João Batista é reconhecer que ele é o Filho de Deus. Ser imerso na água do batismo é aceitar morrer ao pecado.
Ao final da Celebração os festeiros entregaram uma lembrança da Festa ao Padre Adelson e foi realizado o Trajeto das Bandeiras e, em seguida foi realizada a Vigília na Igreja Matriz pela PJ – Pastoral da Juventude e Catecúmenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário