Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CONHECENDO A NOSSA IGREJA

Em que a Igreja Católica difere das demais Igrejas Cristãs?
Apesar da divisão entre os cristãos, ao longo da história, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo nunca desapareceu, nem foi perdida: ela subsiste na Igreja Católica.
A Igreja Católica possui todos os elementos de eclesialidade que encontramos no Novo Testamento: a mesma fé, os sete Sacramentos, sucessão no Colégio Apostólico por meio dos bispos, a sucessão do Ministério Petrino (sucessão do Apóstolo Pedro) exercido pelo Papa, o Ministério da Palavra não só como anúncio, mas também como Magistério autêntico, isto é, como ensino normativo em nome de Cristo.
Em nenhum outro lugar se encontra, como na Igreja Católica, a plenitude dos meios salvíficos queridos e estabelecidos por Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário