Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú realiza Primeira Eucaristia

No dia seis de maio, na comunidade Nossa Senhora de Guadalupe do Acaraú, foi realizada Missa com Primeira Comunhão, junto ao Grupo de Catequese, cujos membros vinham se preparando desde 2009, há 3 anos, em 2010 foram batizados e neste ano realizaram a Primeira Comunhão.
A Confissão foi realizada na Matriz no dia 22 de abril às 10h00, momento de conversão.
As crianças Higor, Karen, Leoncio, Thainara e Wellington participaram da Missa felizes e contentes, pois seus familiares estavam presentes e ansiosos para, enfim, comungarem e deixarem o pãozinho das crianças para trás, mas conscientes do significado desse lindo Sacramento em suas vidas e no que de agora em diante significa receber Jesus Cristo e divulgar os ensinamentos adquiridos durante a caminhada.
Durante a Missa participaram, demonstraram empenho e alegria, fizeram as renovações das promessas batismais, leram as preces e, finalmente, receberam a comunhão, momento muito emocionante e inesquecível a todos, principalmente para sua catequista Juliana Barreto, que fez o agradecimento e comentou sobre essa caminhada, esses três anos convivendo com eles, participando tanto na vida cristã e na particular de cada um.
“Agradeço a Deus e à Nossa Senhora primeiramente, às minhas catequistas Alzira e Sandra (que infelizmente já não está entre nós), que me ensinaram no Catecumenato muita coisa que hoje sei, mas vivo em formação, aprendendo no dia-a-dia, pois conhecimento nunca é demais e trocar experiências é muito importante, amo minha Paróquia, minha comunidade que me recebeu de braços abertos, lugar onde tenho amigos e me sinto feliz. Essas crianças são especiais, pois além do meu filho também fazer parte, é o meu primeiro grupo, que iniciei em 2009 e agora me sinto realizada, pois os levar ao término dessa primeira etapa da Catequese é maravilhoso, agora é dar continuidade com o Mini-jovens e o caminho continuará sendo trilhado”, comenta Juliana.
No final da Celebração houve uma partilha para comemorar esse lindo momento em suas vidas, com a colaboração dos pais.
“Obrigada meu Deus por tudo, Nossa Senhora nos guie sempre e nos cubra com vosso santo manto Mãe, Amém”, finaliza ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário