Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

terça-feira, 31 de maio de 2011

Conhecendo a Nossa Igreja

Adoração da Sagrada Eucaristia

Por Neyton João Pontes*

Eucaristia significa reconhecimento, Ação de Graças, é a Celebração da memória da morte e ressurreição de Jesus.
Jesus na Última Ceia nos deu o exemplo da primeira Missa, nos deixando este mandamento: “Façam isto em memória de mim...”
Hoje repetimos os gestos e as palavras de Jesus, fazemos isso há 2.000 anos, para cumprir o seu mandamento. Repetimos, milagrosamente, o que Jesus fez, tornando o pão e o vinho no seu Corpo e Sangue, fazendo isso nas nossas Missas quando acontece a transubstanciação, que é a mudança de uma substância em outra, sendo assim, Jesus não está apenas representado pela Hóstia, mas a Hóstia é o próprio Jesus: seu Corpo, Alma e Divindade. Quando olhamos a Hóstia não apenas lembramos de Jesus, mas estamos vendo o próprio Jesus escondido nas aparências do pão e do vinho, pois já não é mais pão e vinho que existem depois da Consagração, não há mais nada do pão e do vinho. É o Corpo e Sangue de Jesus. Esse é o milagre que Jesus nos deixou de herança, a forma dele estar sempre presente entre nós.
“Sabei que Eu estarei sempre convosco, até o fim dos tempos” (MT 28,20).
Seria pretensão demais querermos entender por completo esse milagre, esse é o Mistério da nossa Fé!
Assim, devemos adorá-Lo como os pastores e os magos adoraram na manjedoura.
Temos que ter consciência do que fazemos na presença Viva de Jesus. Como nos comportamos diante de uma pessoa mais velha, uma autoridade, presidentes, reis ou rainhas?
Tentamos nos manter da forma mais respeitosa possível, então como nos comportamos diante de Jesus, que não é apenas um humano, mas o próprio Deus?!
Devemos ter todo o respeito e adoração que Ele merece. Sempre que estivermos diante de Jesus Eucarístico nos ajoelhar de forma a demonstrar nossa humildade diante da grandeza do Senhor; manter o silêncio, o silêncio é a primeira linguagem de Deus, na medida em que crescemos na capacidade de entrar em silêncio, começamos a ter sensibilidade de ouvir Jesus falando em nós.
Não banalizar a Eucaristia como muitos fazem nos dias de hoje, mas dar o devido valor ao momento e à presença de Jesus. Sempre visitar Jesus no sacrário e passar alguns momentos com Ele, assim como visitamos nossa mãe e/ou parentes queridos, Jesus também fica muito feliz com nossa companhia.
Mas Jesus não veio apenas para ser adorado e visitado, Ele veio na presença real, para vir no nosso coração. No momento em que comungamos estamos nos unindo a Ele e sendo parte Dele, nos santificando e, assim, também imitá-lo nas ações do nosso dia-a-dia.

*Neyton João Pontes é artista plástico, católico e estudioso da religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário