Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Diocese de Registro realiza Ordenação Presbiteral de Adelson Souza Rosa

Ordenação e Primeira Missa aconteceram nas Paróquias de São João Batista de Sete Barras e Cananéia, respectivamente




No último dia 30 de abril, sábado, às 19h30, no Ginásio Municipal da cidade de Sete Barras, foi ministrada pelo Bispo Diocesano, Bom José Luiz Bertanha, a Celebração de Ordenação Presbiteral do então diácono Adelson Rosa de Souza, que na ocasião se tornou o mais novo padre da nossa Diocese, com o lema “Seguia Jesus pelo caminho” (Mc 10,52).
A Celebração contou com a presença dos padres, seminaristas e irmãs religiosas de toda a Diocese e da Baixada Santista, além da família de Adelson, Pastorais das quais fez farte e comunidades de Sete Barras e Cananéia, que lotaram o Ginásio com cerca de 2 mil pessoas.
A Ordenação Presbiteral (Sacramento da Ordem) é um dos Sacramentos da Igreja Católica, e nela, o eleito, pela imposição das mãos do bispo e pela oração da Igreja é ordenado padre, assemelhando-se ao Cristo Bom Pastor, comunicando a Palavra de Deus para santificar o povo, levando a união a todas as pessoas.
Na Celebração o Bispo consulta a comunidade e o formador responsável. Aprovado como apto e admitido para o Sacramento da Ordem, o jovem professa seu sim e as promessas, prostra-se no chão enquanto se entoa a ladainha a todos os Santos, recebe a Palavra de Deus, o cálice e a patena para a Eucaristia, é revestido com a túnica e a estola, é ungido com óleo e recebe a imposição das mãos pelo bispo e demais sacerdotes presentes.
Ao final da Celebração o novo padre Adelson recebeu o cumprimento de todos e a Paróquia de São João Batista de Sete Barras ofereceu um lanche a todos os presentes.

Primeira Missa

A primeira Missa do Padre Adelson foi celebrada na Igreja Matriz de Cananéia, às 19h30, no último domingo, dia primeiro de maio, data em que o padre completou 33 anos.
A Celebração contou com a presença de muitos fiéis, que lotaram a Igreja, além do também Padre Alessandro Nascimento, que foi ordenado no início do mês de abril.
Ao final da Missa o Padre Adelson foi homenageado pelas Pastorais e Comunidades da Paróquia São João Batista de Cananéia, que preparam um vídeo e lhe entregaram presentes.
Após a Missa foi realizada uma confraternização em homenagem ao novo Padre no Salão Paroquial.
Parabéns Padre Adelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário