Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Maria e Jesus ressuscitado

Maria combaliu-se pela dor da perda do Filho amado. Porém, em seu coração cheio de fé, sabia que a morte de Jesus não era o seu fim e acreditava que seu Deus teria uma resposta a tudo aquilo. E assim ocorreu...O Cristo Ressuscitado era a resposta esperada, a confirmação da certeza há muito sabida no coração daquela que nunca deixou de acreditar.
Naqueles primeiros momentos após a ressurreição de Jesus, Maria foi de fundamental importância junto aos seus apóstolos. Mãe do Mestre e, por consequência, Mãe daqueles homens confusos pela transformação ocorrida em suas vidas, Maria foi quem primeiro conduziu o grupo, fazendo-os compreender a mensagem daqueles dias. Não é por acaso que estará com eles quando da vinda do Espírito Santo em Pentecostes...
O impacto da ressurreição de Jesus na vida de Sua mãe produz um efeito cicatrizante naquele coração ferido pela maldade humana. Maria será, então, capaz de testemunhar vivamente a experiência daquele que viveu a vitória sobre a morte e, assim, torna-se Mãe da humanidade, sendo desta o ponto de apoio para o consolo e entendimento dos acontecimentos não entendidos por todas as gerações futuras.
Maria compreendeu o mistério que cercou a ressurreição de Jesus e nos ensina a também compreendê-Lo, mostrando a atualidade daquele acontecimento perdido em um túmulo de Jerusalém e que continua hoje a acontecer, silenciosa e gloriosamente, em cada vida que renasce, não da morte física, mas da morte do pecado.

Maria Cristina Marcello Mathais

Nenhum comentário:

Postar um comentário