Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cantinho do Dízimo

MARIA: DISCÍPULA FIEL



Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, é modelo de dizimista. Ela nos ensina ir ao encontro das pessoas necessitadas, servir com generosidade, perseverar na fé e fidelidade a Deus, virtudes que todo cristão deve viver.
Em Maria, temos um sinal bem concreto da discípula fiel, que percorre o caminho do Filho até o fim. Inspirando nela nossa vida, façamos nosso o seu cântico de reconhecimento e ação de graças a Deus pela Salvação que Ele opera em nossa vida.
O Louvor jubiloso e profético de Maria reconhece a ação de Deus em sua vida e na história do povo. Maria bendiz, porque o Senhor manifesta seu amor socorrendo os pequenos, realizando, assim, as promessas da Aliança. O Canto do Magnificat (Lc 1,46- 56) é a celebração jubilosa da história da Salvação, contado por Maria.
O Senhor fez e faz maravilhas na história. Ele faz grandes coisas em favor dos pequeninos, pobres e humildes.
A experiência do Dízimo, como Maria, faz-nos acreditar que Deus cumpre sua promessa. O dizimista deve viver a vida assumindo a vontade do Senhor, escutando a Palavra de Deus para tornar-se discípulo a exemplo de Maria.

MENSAGEM DO DÍZIMO PARA MAIO
Mês de Maria, Mês das Mães! Muitas Mulheres são vítimas do preconceito. Que o testemunho participativo de Maria desperte na sociedade um maior engajamento feminino. Mas não esqueça: lutar pelos mesmos direitos não significa cometer os mesmos erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário