Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ações na Comunidade de São Francisco de Assis no Carijó

Por João Batista Alves Júnior







No dia sete de maio, sábado, a Comunidade de São Francisco de Assis do bairro Carijó contou com uma belíssima Celebração da Palavra. Além de bela, foi uma Celebração muito importante e especial, afinal, nessa mesma Celebração ocorreram alguns acontecimentos de suma importância. Foram eles: A primeira Missa celebrada na Comunidade pelo Padre Adelson Souza Rosa, que tanto vem nos apoiando e se mostrando presente na Comunidade. Que sua humildade e simplicidade também possam estar presentes sempre, nos abençoando. Também houve o Batismo de três crianças da Comunidade, e uma criança da Comunidade de São José Operário, do Porto Cubatão. Que Espírito Santo se faça presente também na vida dessas crianças, que deram o primeiro passo em suas vidas cristãs. A Catequista Marcicléia Cunha Alves foi homenageada pelo seu grupo de Mini-jovens, devido ao seu aniversário, com um belíssimo texto e um vaso de flores, além de também haver a entrega da Bíblia de três jovens da Comunidade, pertencentes ao grupo de Catecumenato de Jovens dos catequistas Lucas Xavier e Lineth Barbosa. E, por fim, mas não menos importante, foi uma Celebração voltada, também, ao Dia das Mães, que tiveram uma homenagem ao fim da Celebração com algumas mães sendo premiadas e um bolo, sendo cantado parabéns a todas as mães. Que Nossa Senhora, não apenas nesse mês de Maria, mas que em todos os dias possa derramar bênçãos em todas as mães de toda a Comunidade e de toda a nossa Paróquia.
E no último dia 14 de maio, sábado pela manhã, a Comunidade foi abençoada ainda mais com a visita da santíssima Bandeira do Divino Espírito Santo, onde muitos fiéis a esta importantíssima tradição estiveram presentes para homenagear e serem iluminados pelo Divino Espírito Santo. A Comunidade agradece aos tocadores, que com todo o carinho e dedicação estiveram presentes, mostrando-se fortes e perseverantes na fé e, também, agradecemos a toda a Comunidade que se manteve presente em mais um momento de oração. Que Jesus, São Francisco e o Divino Espírito Santo possam abençoar a todos com suas imensas glórias.
Paz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário