Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Paróquia de Cananéia inicia louvores a seu padroeiro São João Batista

O primeiro dia de tríduo foi preparado pelas Pastorais Familiar e da Comunicação
A Paróquia São João Batista de Cananéia começou as celebrações em louvor ao seu santo padroeiro, São João Batista, celebrado no próximo dia 24, domingo.
O primeiro dia de Tríduo foi realizado em 21 de junho, quinta-feira, com procissão com a imagem de São Joãozinho do Abrigo de Idosos até a Igreja Matriz, às 19h30, seguida de Celebração preparada pelas Pastorais Familiar e da Comunicação e com a participação do membro da PASCOM Diocesana, Lucival Andrade Pinto.
Durante a homilia Lucival ressaltou a importância da missão dentro dos lares, nas famílias e no cotidiano, seja no trabalho ou na escola. Segundo ele, a palavra de Deus deve ser levada por todos nós, cristãos, a todos os lugares, assim como fez João Batista, dando verdadeiro exemplo de vida.
Após a Celebração, os festeiros entregaram lembrancinhas da Festa de São João a Lucival, ao Padre Víctor Hernández e às irmãs Ana e Brígida e foi realizado o Erguimento do Mastro de São João Batista, com o acompanhamento dos foliões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário