Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A intercessão dos Santos

Se nas escrituras se fala que Jesus é o único intercessor, por que pedimos a intercessão dos Santos?
Bem, Jesus Cristo é a cabeça do corpo, que é a Igreja, cujos membros somos todos nós cristãos. Existe entre a cabeça (Cristo) e o corpo (Igreja) uma comunhão de vida. Os Santos são membros do corpo místico de Cristo (Igreja), nos quais a redenção alcançou plenitude dos seus frutos.
“Somos ramos vivos da videira” (Jo 15,5), membros vivos do corpo de Cristo. Por isso, estamos unidos também entre nós, numa ligação invisível, mas real (Rm 12, 4-5). Podemos rezar por alguém, ou pedir que alguém reze e interceda por nós; porque estamos ligados a Cristo.
Portanto, sendo parte de Cristo, sendo parte do corpo de Cristo (Igreja) somos Nele um só e Nele o único intercessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário