Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Festa de São Pedro: Dia do Papa

No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra a Festa de São Pedro, o apóstolo que Jesus escolheu para ser o líder dos apóstolos e junto com os demais levar à frente a Igreja que se formava, como se lê não só no Evangelho de São Mateus (16, 18) “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja”, mas também em São João (21, 16-18). Através da imagem das chaves Cristo deu a ele a condição de estar entre o céu e a terra, entre o espiritual e o temporal e entregou-lhe o rebanho todo. Por ser a festa de São Pedro (sendo assim, o primeiro Papa), é o dia do Papa, que é seu sucessor.
Quando Cristo pede a Pedro que apascente as suas ovelhas, pede que este leve à frente e cuide da Igreja que Ele, o próprio Jesus começou. Jesus, porém, sabia que muitos desafios Pedro e a Igreja iriam enfrentar e, assim reza, para que este não enfraqueça na fé. Segundo o Evangelho de Lucas, na noite de despedida, no cenáculo de Jerusalém, Jesus se dirigiu diretamente ao Apóstolo Simão Pedro e lhe revelou: “Simão, Simão! Eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; eu, porém, orei por ti, a fim de que tua fé não vacile. E tu, uma vez convertido, fortalece os teus irmãos” (Lc 22,31-32).
Hoje também oremos pelo seu sucessor, o Papa Bento XVI, que o Senhor o conserve como rocha firme na fé para guiar a nossa Igreja conforme o Espírito Santo lhe inspira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário