Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Padroeiro de Cananéia, São João Batista, é louvado em seu dia com Celebração e Procissão

A missa solene foi ministrada por Dom José Luiz Bertanha
A Paróquia São João Batista de Cananéia louvou seu santo padroeiro, São João Batista, com missa solene e procissão no último dia 24 de junho, sábado, com a participação de inúmeros fiéis, que lotaram ruas e Igreja Matriz para acompanhar as homenagens ao Santo.
Os louvores iniciaram às 10h00, na Igreja Matriz, com Missa Solene a São João Batista, preparada pela Pastoral da Catequese e celebrada pelo Bispo da Diocese de Registro, Dom José Luiz Bertanha, com o auxílio do pároco local, Padre Víctor Hernández e de dois seminaristas diocesanos. Além de muito bem preparada pela Pastoral, que encenou os momentos do Glória e do Evangelho, o momento do Agradecimento foi bastante emocionante, pois os festeiros Rose e Evaldo testemunharam sobre a bênção que receberam com a recuperação do seu neto recém-nascido, agradecendo a São João Batista pela graça. Após a missa foi realizada uma confraternização no Salão Paroquial, com a partilha do almoço.
Às 17h00 foi realizada a Procissão em louvor a São João Batista, que saiu pelas ruas da cidade com os andores de São João e Nossa Senhora Aparecida, acompanhada pela Banda Municipal, Coral, Ministros, festeiros, religiosos e fiéis, que seguiram até a Igreja Matriz para a Bênção do Santíssimo, sorteio dos festeiros de 2013 para as Festas do Divino Espírito Santo e São João Batista, coroação no Imperador e Imperatriz, descida do mastro de São João Batista e trajeto final das bandeiras.
Parabéns aos festeiros pela festa realizada, aos novos festeiros pela bênção recebida e a todos que contribuíram para a realização da Festa, comunidades, pastorais, decoradores dos andores, banda, coral, pessoas que colaboraram nos bingos com trabalho ou doações, mulheres responsáveis pelas refeições, organizadores da Igreja, ministros, religiosos que vieram participar da festa, fiéis, enfim, muito obrigado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário