Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Editorial

Mais uma vez participamos das tradicionais Festas Juninas, Festas estas importantes na nossa cultura, cheia de costumes, crenças populares e simbolismos. Para nós, cristãos, ainda mais importantes por festejarmos, principalmente, três santos que, com suas vidas, deram exemplos de testemunhos de Cristo, são estes Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.
Santo Antônio, entre suas várias qualidades, chamou a atenção de seus contemporâneos com seu admirável dom como pregador e sua caridade em meio aos mais pobres.
Temos a honra de ter como nosso padroeiro São João Batista, que como disse o próprio Jesus: “Entre os nascidos de mulher, não há maior profeta que João Batista” (Lc 7, 28). O elogio de Jesus a São João Batista é, portanto, retumbante e muito merecido. São João Batista era mais que um profeta, pois era precursor do Messias e sua missão consistia em pregar ao povo a oração e a penitência em vista do Reino de Deus que se aproximava e, à chegada do Messias, apontá-lo ao povo. São João Batista cumpriu eximiamente sua missão.
Por fim temos o grande apóstolo Pedro, simples pescador, mas onde Jesus soube enxergar um grande líder, pregador que deu continuidade ao Evangelho, sem medo de perseguições, mas dando a sua vida pela sua missão, alicerçando a Igreja de Cristo.
Exemplos de testemunho missionário, que se deixaram encorajar pelo amor ao Reino de Deus. Que suas vidas não sejam para nós meras histórias, mas que nos encoragem para também darmos testemunho do Reino com nossos esforços e com nossas atitudes no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário