Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Encenação de Ação de Graças pela Catequese






Por Juliana Barreto

Na Missa da noite de 19 de dezembro, domingo, foi realizada, pela Pastoral da Catequese, uma Ação de Graças muito especial.
Com crianças de várias Comunidades presentes, fizeram um Auto de Natal mudo e um teatro com o globo representando o mundo em que vivemos, crianças de preto representando as drogas, a fome, a guerra e a violência.
O mundo queria passar, mas era impedido pelas crianças representando as palavras ruins, então os anjos que estavam adorando o menino Jesus saiam em direção ao mundo e não deixaram isso acontecer, deixando as palavras ruins para trás e o mundo seguindo seu caminho em frente.
Quando o mundo chegou perto do Auto de Natal as crianças de preto tiraram suas roupas e ficaram de branco simbolizando a paz, então foi levantada pelos reis magos a frase Paz na Terra e as estrelas a palavra Jesus.
Foi muito bonito, com muita emoção, carinho, dedicação e no final da apresentação muitos elogios e aplausos, valeu a pena, pois ficou muito lindo.
Parabéns às crianças e os responsáveis pela apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário