Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DÍZIMO: SINAL DE GRATIDÃO A DEUS!

É tarefa do cristão zelar pelas Obras da Criação



Deus disse: Faça-se! E à ordem da Palavra do Senhor tudo foi criado: céus e terra, plantas e animais, homem e mulher. Na gratuidade Divina tudo foi feito. No coração de Deus não foi pensado em retribuição, paga pela Criação, mas seu amor de desdobrou, criou, formou numa harmoniosa sintonia de doação e vida.

DIZIMO É GRATUIDADE! Um coração que recebe gratuitamente dons e presentes do Criador, e movido por tal desdobrar de amor do Pai, é capaz de dar aquilo que da graça recebe, tornando sua doação uma graça, que unido ao gesto de doar, torna-se para a Igreja pedras de apoio na construção do Reino.

O Senhor falou a Abraão: “Porque acreditaste e foste obediente, tornarei tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e incontáveis como os grãos de areia da praia” (Gn 22,17-18). A atitude do dízimo nos remete à fonte: Deus. Sem Ele o nosso dízimo se torna estéril.

MENSAGEM DO DÍZIMO PARA JANEIRO
Aproveite o início do ano para organizar melhor sua vida. Com um bom planejamento é possível conseguir um tempo maior para sua família, para o lazer, e também para dedicar-se mais em sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário