Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Comunidade Católica do Porto Cubatão realiza festa em louvor à Padroeira Nossa Senhora das Graças



Entre os dias 25 e 28 de novembro, a Comunidade Católica de São José Operário, do Bairro Porto Cubatão, realizou as festividades em louvor à Nossa Senhora das Graças.
A Festa contou com Tríduos, realizados pelas Comunidades da Paróquia, nod dias 25, 26 e 27 de novembro e Procissão e Missa em louvor à Santa no dia 28, domingo, às 15h00.
Parabéns à Comunidade pela bela festa.

Comunidade de São Francisco de Assis visita Comunidade de São José Operário

Por João Batista Alves Júnior



Por mais uma vez este ano a Comunidade Católica do Carijó visita a Comunidade Católica do Bairro Porto de Cubatão, desta vez para saudar à Nossa Senhora das Graças. O encontro entre as comunidades ocorreu no dia 27 de novembro, às 19h30. O tema da liturgia foi o seguinte: “Maria, a serviço do povo e à procura do seu Filho amado". Assim também vemos Maria, que como conhecedora da Palavra de Deus, se alegra com suas promessas e se coloca a serviço quando diz: “Eis aqui a serva do Senhor!”.
“Com essa gratuidade, ela inicia uma nova história de evangelização, procurando os que ainda não conhecem a Deus. Com o gesto simples de mãe, ela estende as mãos para afagar as crianças, acolher os sofridos da vida, tirar do lodo os dependentes de drogas, convidando a todos a virem para o meio, e as mesmas mãos se levantam para construir o tão esperado mundo novo e indicar o caminho da paz. Mãos assim são as que encontram Jesus no pobre e sofredor e em todos os excluídos do mundo. Benditas as mãos que cultivam rosas, as que acenam dizendo não ao tráfico. Benditas sejam as mãos de Maria, que nos consolam e que por onde passam semeiam amor, fraternidade e paz". Essa foi a reflexão feita por nossa ministra da Eucaristia e do Batismo, Dona Dirce Mathais, ao nosso Tríduo.
A liturgia foi simples, porém, belíssima, e gostaríamos de aproveitar a oportunidade para agradecer, mais uma vez, à Comunidade do Porto pelo convite e pela confraternização, à nossa comunidade que esteve presente, pelo empenho dos catequizandos dos grupos de catequese e de mini-jovens, aos catequistas, aos amigos que nos auxiliaram no transporte e um agradecimento especial ao nosso Seminarista e amigo Adelson, que conduziu a celebração de uma maneira abençoada.
Nosso muito obrigado a todos! E que Nossa Senhora das Graças continue derramando em nossas comunidades a paz! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário