Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cantinho do Dízimo



Sempre é tempo de aprender a partilhar.

PENSE NISSO “Quando falar, faça com que suas palavras sejam melhores que o silencio” (Provérbio Indiano).

O DÍZIMO LIBERTA DAS CORRENTES DO EGOÍSMO
E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês. Suas riquezas estão podres, suas roupas foram roídas pela traça; o ouro e a prata de vocês estão enferrujados; e a ferrugem deles será testemunha contra vocês, e como fogo lhes devorará a carne. Vocês amontoaram tesouros para o fim dos tempos. Vejam o salário dos trabalhadores que fizeram a colheita nos campos de vocês: retido por vocês, esse salário clama, e os protestos dos cortadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Vocês tiveram na terra uma vida de conforto e luxo; vocês estão ficando gordos para o dia da matança! Vocês condenaram e mataram o justo, e ele não conseguiu defender-se. Tg 5,1-6

Aprenda a ouvir mais e falar menos. E não esqueça: a fofoca é um dos grandes males que destrói qualquer trabalho pastoral.

RINDO À TOA
Fazendo “Caridade”
— Doutor Adamastor, o cheque que o senhor mandou para a Casa de Caridade não tem assinatura.
— Cara irmã, é que quando eu contribuo com obras de caridade eu prefiro ficar no anonimato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário