Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pastoral da Juventude participa do 25º Dia Nacional da Juventude

Por Lucas Rangel Xavier



No último dia 24 de outubro jovens de todo Brasil comemoraram o 25º Dia Nacional da Juventude. O anfiteatro do KKKK, em Registro, foi o local escolhido para as comemorações da Pastoral da Juventude do Vale do Ribeira, com a presença de aproximadamente 200 jovens.
Dom José Luiz Bertanha, bispo da Diocese de Registro, abriu o evento contando um pouco dos desafios enfrentados pela PJ – Pastoral da Juventude, ao longo desses 25 anos. Mas, ciente dos obstáculos que ainda estão por vir, falou aos jovens sobre a importância que cada um deles tem na construção de um mundo mais digno, solidário e repleto do amor de Deus.
Na sequência, a Irmã Ana, coordenadora da PJ do Vale do Ribeira, apresentou aos jovens um slide com um pouco da história e dos fatos ocorridos no Brasil e no mundo, desde o ano de 1985; focando, principalmente, os temas abordados pela Pastoral durante todos esses anos.
À tarde, logo após uma confraternização entre os jovens, deu-se início às apresentações preparadas pelas Pastorais de cada município. No palco do anfiteatro, os jovens puderam se expressar das mais variadas formas: danças, músicas, mensagens, teatro e, com uma simples e sincera homenagem à Irmã Ana, pelo seu trabalho junto à juventude da nossa região.
A Pastoral da Juventude de Cananéia marcou presença com 18 jovens, sendo responsável por uma apresentação musical com o Coral recém-formado.
A Praça Beira Rio foi palco de uma grande concentração de jovens para a Celebração dos Mártires. Neste ato, foram lembrados os nomes de pessoas que perderam a vida na busca de um mundo de paz, igualdade, justiça, liberdade e amor. Como sinal de compromisso, os jovens deixaram as marcas de suas mãos num grande painel, demonstrando sua preocupação e interesse em dar um basta em toda forma de violência praticada contra a juventude.
Mais do que uma comemoração, este foi um dia de aprendizado; onde a juventude busca fortalecer cada vez mais sua caminhada de fé, tendo em mente que muitos obstáculos ainda estão por vir e que só serão vencidos com ousadia, fé e coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário