Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Conhecendo a Nossa Igreja

O uso do Círio Pascal

Por Neyton João Pontes*



O Círio Pascal é uma vela que representa a Luz de Cristo. Esta vela é usada durante as Missas do Tempo Pascal, durante os Batizados, durante a Profissão de Fé e durante o Crisma.
O Círio porta os seguintes símbolos: o alfa (Α), ou a letra A (Cristo é princípio); o ómega (Ω), ou a letra Z (Cristo é o fim); o ano em curso (A Ele o tempo e a eternidade); a Cruz (símbolo da redenção) e o (Chi) Χ e o (Rho) ρ (letras gregas) que são o anagrama de Cristo (Χριστός);
No Círio Pascal, durante a Vigília Pascal, o sacerdote insere no Círio cinco (5) grãos de incenso, ou algo para destacar-se na vela. Representam as cinco chagas de Cristo na Cruz: a coroa de espinhos, o prego da mão direita, o prego da mão esquerda, o prego dos pés e o corte feito no lado direito do seu peito, por um soldado romano, vendo que Ele já estava morto.
Nem sempre vemos o Círio Pascal nas Celebrações e podemos ficar nos perguntando porque.
Bem, o Círio tem seu símbolismo como já vimos, então ele é usado em ocasiões específicas, como no Tempo Pascal, onde ele tem o seu sentido maior e deve sempre estar em destaque, Batismo, Crisma e em épocas festivas como Natal e festas de padroeiros.
Assim, tudo na liturgia tem um porquê e seus momentos, simplificando, podemos comparar observando que não vestimos a roupa do dia-a-dia em dia de festa, pois então que sentido teria?
Agora já entenderemos melhor o porquê de ver o Círio em determinadas ocasiões.

* Neyton João Pontes trabalha com Arte, é ex-salmista, católico e estudioso da religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário