Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Entrega da Bíblia Sagrada

Por João Batista Alves Júnior







No ultimo dia seis de novembro, sábado, durante uma Celebração da Palavra na Comunidade de São Francisco de Assis, no Carijó, houve a entrega da Bíblia Sagrada ao grupo de Catecumenato de Adultos das catequistas Dirce e Marcicléia.
A Comunidade estava muito contente e feliz, pois chegara o momento em que eles estavam recebendo a Palavra de Deus em suas mãos, que servirá de exemplo, de modelo e de guia para se fortalecerem ainda mais na fé e na Comunidade.
Nossos catecúmenos que, desde o início do Catecumenato, procuraram estudar, rezar e refletir, disseram sim ao compromisso com a Comunidade, dizendo que queriam continuar, recebendo então a Bíblia, a Palavra de Deus que se torna luz e força em suas caminhadas, comenta a catequista Marcicléia.
A entrega aconteceu na Missa de Todos os Santos, onde puderam ser ainda mais abençoados pelas boas aventuranças que anunciam a vinda do Reino, através da Palavra de Deus.
Que esses catecúmenos possam continuar perseverantes nessa caminhada e que possam demonstrar sua fé, através dos seus dons, ajudando sempre a Comunidade a caminhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário