Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 11 de março de 2015

Reunião de Setor do Continente

Por Thiago Roberto Leon Ouriques
No último dia sete de março, sábado, a manhã foi de formação para agentes de pastoral do Setor Continente da Paróquia São João Batista. Após ser exibido um vídeo sobre os objetivos da Campanha desse ano, Neyton João Pontes, membro da PASCOM – Pastoral da Comunicação, conduziu uma plenária relacionada ao tema Igreja e Sociedade. Depois, os representantes das comunidades listaram alguns pontos concretos e apontando necessidades, com foco na Igreja que queremos construir. Essa parte foi iluminada por uma exposição sobre os pontos para a organização da comunidade, feita pelo pároco, padre Alessandro da Silva Nascimento. O encontro foi concluído com um almoço de confraternização, e com a esperança deu um ânimo renovado para as nossas comunidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário