Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 11 de março de 2015

A missão exige coragem e fé!

Pe. Alessandro da Silva Nascimento
Todos os meses as comunidades da Ilha do Cardoso, Ariri e Varadouro aguardam o dia da Missa. Com disposição segue sempre uma equipe. Nesse mês de fevereiro não foi diferente, seguimos em quatro: o padre Alessandro Nasicmento, Adão Paiva, o seminarista Thiago Roberto Leon Ouriques e a irmã Elitania, que visitava a cidade por esses dias, porém a viagem contou com um pouco mais de coragem e fé. O retorno, desde a comunidade do Pontal de Leste, iniciou-se com tempo bom, sol, mas ao longe, ao sul, já se podia ver nuvens que se formavam para trazer chuva. Pensávamos que tudo o que havíamos vivido nas comunidades eram as mais fortes emoções do dia. Tínhamos tempo suficiente para chegar ao centro de Cananéia, mas pelo caminho percebemos o motor do barco não rendendo o suficiente, como o normal, mas seguimos em frente. Avançamos com o tempo, mas a velocidade permanecia diminuindo, de modo que logo vimos o tempo escurecer, como que nos fazendo seguir em frente e mais rápido, mas isso era missão impossível. Com muito custo estávamos próximos do sambaqui e, apesar de já estar escuro, ainda havia motivação para seguirmos em frente, mas logo vieram os clarões e nuvens escuras que se aproximavam. No escuro conseguimos chegar à Ilha da Casca e sentindo a providência divina fomos acolhidos pelos irmãos Adão e Adilson, que nos ajudaram a escapar das pedras ao redor da ilha e aportar em segurança, assim que descemos do barco, iniciou-se a chuva e os raios aumentaram. Partilhamos um lanche e peixe frito, muitas histórias. Ali naquele lugar acolhedor, além do coração generoso dos irmãos, havia camas para todos e numa posição bem sensível de uma das janelas da casa até sinal de celular, que possibilitou a comunicação com a irmã Ana (Ann Griffin), que estava na cidade e tratou de avisar que estávamos em segurança. No dia seguinte, tempestade acalmada, dia claro e muita gratidão pela acolhida e porto seguro, seguimos em viagem, e eis que o barco tornou a funcionar perfeitamente. Chegamos ao destino em segurança e com relatos de que realmente vivemos uma aventura abençoada, pois na cidade os ventos foram intensos. Outras missões virão, novos desafios, mas junto a certeza de que Deus não nos abandona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário