Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 11 de março de 2015

Paróquia de Cananéia ganha colaborador

Desde fevereiro deste ano a Paróquia São João Batista de Cananéia ganhou mais um reforço, trata-se de Thiago Roberto Leon Ouriques, que está realizando uma experiência vocacional, com pretensão a se tornar seminarista na nossa Diocese, para tanto ele precisa cumprir essa experiência de um ano sob a supervisão do Padre Alessandro da Silva Nascimento, como pré-requisito da Diocese de Registro. Thiago, que tem 31 anos e já foi seminarista durante cinco anos dentro da Diocese de Santos, está iniciando suas ações colaborando com a PASCOM – Pastoral da Comunicação, catequistas, Celebração da Palavra, além de acompanhar algumas comunidades e ajudar a irmã Ana (Ann Griffin). “Está sendo uma ajuda proveitosa e eu fico muito feliz com isso”. Questionado sobre o que mais lhe chamou a atenção em terras caiçaras, Thiago comenta que o fato de existir muitas comunidades rurais e distantes de vida simples e o conhecimento e interação entre as pessoas, muito diferente de grandes centros urbanos, o que ajuda muito na comunicação social, além da participação efetiva na vida religiosa, pois, segundo ele, em cidades maiores, as pessoas frequentam missas, mas a maioria não participa das Pastorais ou pouco participam. “A simplicidade local favorece nas relações pessoais”, comenta Thiago. Seja bem-vindo Thiago!

Nenhum comentário:

Postar um comentário