Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quarta-feira, 11 de março de 2015

Editorial

Pe. Alessandro da Silva Nascimento
Queremos, por meio desse nosso informativo paroquial, trazer um pouco da vida de nossa comunidade paroquial, nesse ano em que a Campanha da Fraternidade vem nos lembrar a voz do Cristo que diz: Eu vim para servir! Queremos ressaltar o trabalho de todos que se empenham em ser Igreja no mundo, atuando e sendo testemunho na sociedade. Desde as nossas comunidades da ilha, do continente e dos entornos da cidade, devemos ser sinal de Cristo. Vamos em frente reanimando os nossos dons, melhorando nossa organização, agregando outros discípulos e vendo o Reino surgir, não em fatos extraordinários, mas nas pequenas coisas e nas pequenas iniciativas que surgem no dia a dia. Temos um grande compromisso a assumir que é avaliar que igreja (comunidade) queremos ser, para assim perceber que estamos acomodados, se não existem sonhos, não se faz presente as conquistas, se dormimos não existe vida e o tempo passa. Em nossa comunidade de fé organizemos nosso conselho pastoral, nossa economia, nossos organização paroquial, renovemos o interesse pela formação contínua e pela troca de experiência, não nos isolemos, visto que geograficamente vivemos numa ilha, construamos pontes de saber, de maturidade, de iniciativas. Deixemos de lado nosso comodismo, nosso pessimismo em crer que não podemos mudar, e que como sempre foi assim, não precisa mexer e assim erroneamente deixamos como está. Façamos uso do nosso dom, nosso chamado a sermos sal, fermento e luz, deixemos que o nosso coração queime com a verdade da Boa Nova e nos impulsione a transfigurar o rosto do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário