Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 13 de março de 2015

Comemoração dos 40 anos de criação da Diocese de Registro

Por Benedita de Jesus Xavier Franco Missionária, Ministra da Eucaristia
Comemoramos no dia oito de fevereiro de 2015, os 40 Anos de Nossa Diocese. Esse dia com certeza ficará eternamente em nossa memória, tanto pela magnitude do dia, como pelo privilégio de no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, ter celebrado junto com o nosso Bispo Dom José Luiz Bertanha, diversos Padres de nossa Diocese, Irmãs, Seminaristas e outras Paróquias, a Ação de Graças pela Vida e Caminhada de nossa Igreja. A Diocese de Registro foi criada no dia 29 de janeiro de 1974 pelo Beato Papa Paulo VI, erigida e instalada no dia 16 de fevereiro de 1975. O primeiro bispo diocesano foi dom Aparecido José Dias, que esteve à frente da diocese até 1996, sendo sucedido por dom José Luíz Bertanha em 1998, atual pastor da Diocese. Ao total, possui 18 paróquias e conta com 30 presbíteros. A Diocese é caracterizada pelas lutas e conquistas, expressão da Igreja nascente do Concílio Vaticano II e das diversas Conferências da América Latina e Caribe. Durante esta caminhada de 40 anos muitas coisas maravilhosas aconteceram, muitas mudanças e novos desafios apareceram no caminho, desafios que esperam uma resposta para a Igreja do Vale do Ribeira. Agradecemos profundamente nosso Padre Alessandro da Silva Nascimento, Irmãs Ann Griffin (Ana) e Brídget O’Driscoll (Brígida), pela organização e incentivo à participação de nossos fiéis neste momento único de nossa Diocese. A Paróquia São João Batista de Cananéia participou, nessa Santa Romaria, com aproximadamente 230 pessoas (quatro ônibus da cidade e um do Continente). A Missa Solene foi presidida pelo nosso Bispo Dom José Luiz, às 08h00, na Basílica e transmitida, ao vivo, pela TV Aparecida. Após a Missa Solene, no auditório do subsolo da Basílica, foram recebidos todos os Romeiros para um momento de reflexão e partilha, com muitos cantos e sorteios de prendas. Dom José agradeceu a presença de todos e falando diretamente ao coração das pessoas, chamou a todos a seguirem e levarem a mensagem do Evangelho a todos os lugares do nosso Querido Vale do Ribeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário