Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 6 de março de 2015

Jubileu de Ouro e despedida da Irmã Brígida

No dia 21 de fevereiro, sábado, foi celebrada, na Paróquia São João Batista de Cananéia, a Missa em ação de graças pelo jubileu de ouro da Irmã Brígida, e também sua despedida de nossa Diocese e país, para assumir nova missão na Irlanda. A Missa foi presidida por nosso Bispo diocesano, Dom José Luiz Bertanha, e contou com a presença de vários padres, religiosos e membros das comunidades, que vieram celebrar e se despedir da querida amiga. Após a missa, um animado jantar também marcou este momento especial.
Agradecimento
Ninguém faz nada sozinho. Precisamos de outros para ser e crescer. Se existimos, não foi o acaso que nos fez. Somos frutos do amor de Deus que, servindo-se de nossos pais, abençoados em seu casamento, nos criou, tirando-nos do nada, fazendo-nos vir a este mundo com uma missão a cumprir. Bendito seja Deus. A Ele a nossa gratidão em primeiro lugar. Hoje temos a graça de comemorarmos o jubileu de ouro de nossa querida irmã Brígida, que veio em sua missão nos ajudar a construir a nossa caminhada de fé e luta. 50 anos de muito trabalho, vocação, missão, aprendizados e ensinamentos, sendo que deste meio século, 22 anos foram construídos em nosso País, sendo 21 anos no Vale do Ribeira, divididos nas cidades de Iguape, Barra do Turvo e, para nossa sorte e felicidade, em Cananéia. Irmã dominicana cabra, uma mulher forte, lutadora, educadora que acredita que “por meio da educação, a criança vai se reconhecer como membro vivo do todo”, atuante das pastorais da criança, caritas, dízimo e realizadora de trabalhos importantíssimos junto às comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas. É com grande alegria que agradecemos a Deus o privilégio de sua presença por esses anos entre nós e já é com saudades que nos despedimos. Que seu caminho continue sendo de amor e esperança. Assim, nos despedimos e agradecemos a você, Irmã Brígida, com o lema das irmãs dominicanas: É só na busca e aceitação da verdade que nós alcançamos o nosso potencial nos aspectos espirituais e seculares das nossas vidas. Busquemos a nossa verdade. Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário