Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vivendo o Espírito Natalino



O que é "espírito natalino"? ´É sinônimo de "advento", isto é, celebração de um acontecimento radicalmente singular que marcou a história dos homens: Deus que se encarnou na pessoa de Jesus Cristo.
Deus que, antes de querer nos elevar à grandeza divina, assume, torna sua a natureza, a existência humana! E a redime, isto é, a reconduz à sua nobreza e grandeza originais. No Natal, recordamos e celebramos este acontecimento.
Como é e como deve ser a existência humana se ela é tão nobre e tão grande de merecer ser assumida e redimida por Deus? A caminhada de resposta a esta pergunta, na qual estamos pessoal e comunitariamente engajados, constitui a "vida cristã". Esta vida nunca está feita de antemão, mas é sempre um empenho, um caminho, uma luta para que ela aconteça em nossa existência.
É este engajamento na "vida cristã" que nos faz recordar e celebrar o Natal, pois celebrar e recordar significam ter renovada consciência da ''visita" de Deus e renovado compromisso de acolhê-la e recolocá-la no coração.
Natal é um evento que não é passado. Ele tem sim uma face (a cronológica) ligada ao passado, ma ele vai além do cronológico: é doação livre e amorosa de uma presença que está além e é senhora do tempo: Deus.
Muito mais que cronológico, o Natal é histórico, isto é, presença permanente e eficaz do divino no humano, presença que molda pessoas, povos, culturas e civilizações.
É interessante observar que dizer "vida cristã" e "espírito natalino" é o mesmo, pois a palavra espírito significa aquela característica própria do ser humano de ter que viver conscientemente a vida que ele mesmo é, e natalino significa a vontade que isso aconteça em sintonia com o "advento" de Deus na existência humana por Jesus Cristo!
Por isso, "espírito natalino", para nós cristãos, é sempre uma busca, um se dispor novo ao encontro com Jesus Cristo e com seu santo Evangelho, encontro capaz de transformar aos poucos nossa existência, tornando-a de fato fonte mais capaz de bondade real e inteligente, mais atenta e sensível aos outros, mais sobriamente alegre e jovial.
Que este Natal seja realmente vivenciado em Cristo por todos nós!!! Feliz Natal e um 2012 de Paz e Luz!!!!

PASCOM - Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário