Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EAACONE 17 e 18 de novembro

José Paulo Santiago da Silva – Secretário EAACONE



O encontro anual da EAACONE – Equipe de Articulação e Assessorias às Comunidades Negras do Vale do Ribeira, este ano teve como paraceiro o ISA - Instituto Socioambiental.
O encontro foi realizado nos dia 17 e 18 de novembro, do corrente no salão Paroquial da Igreja Católica, no município de Iporanga.
As lideranças quilombolas estiveram reunidas discutindo os seguintes temas: Turismo nas Comunidades Tradicionais - Assessor professor Antonio Diegues
Tragetória da EAACONE - partindo de dois marcos - 1982 assassinato do quilombola Carlito – 2011 desparecimento do quilombola Laurindo - Assessoria Irmã Sueli.
Paissagem Cultural do Vale do Ribeira - Assessoria Simone Scifone ex-funcionária do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
ATO PÚBLICO em repúdio ao desaparecimento do companheiro Laurindo Gomes – quilombo de Praia Grande – Iporanga e contra outras tantas ameaças que os Povos Tradicionais do Vale do Ribeira estão sofrendo.

“A OMISSÃO DO ESTADO CONTINUA GERANDO VIOLÊNCIA AOS POVOS TRADICIONAIS DO VALE DO RIBEIRA.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário