Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Presépio da Comunidade do Carijó

Por João Batista Alves Júnior



O Grupo de mini-jovens da comunidade de São Francisco de Assis, dos catequistas João Batista Alves Júnior e Marcicléia Cunha Alves, realizou um estudo sobre o significado e a origem do Presépio.
Descobrimos que o nascimento de Jesus Cristo sempre foi representado de diversas maneiras, e o Presépio de natal foi criado, primeiramente, em formas de mosaicos no interior de igrejas e templos.
Uma curiosidade forte foi saber que quem inventou o Presépio foi nosso querido e honroso São Francisco de Assis, que tentava reviver o nascimento do menino Jesus criando figuras em barro, representando o ambiente de Seu nascimento.
Empolgados com tal estudo, o grupo se encarregou de montar o seu próprio Presépio no Salão da comunidade. Juntando as ideias e aproveitando as figuras de gesso que o Salão já possuía, construíram o Presépio, simples e bem elaborado, demonstrando, realmente, o momento ambientando como acham que foi o nascimento do nosso Salvador.
O grupo aproveita a oportunidade para desejar a todos os irmãos um Feliz Natal e um ano de 2012 cheio de realizações, com muita saúde, amor, partilha, humildade e fé, e que Jesus Cristo possa renascer no coração de todas as pessoas que por algum motivo, deixam de viver a sua santa palavra. Paz a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário