Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Conhecendo a nossa Igreja

Por Neyton João Pontes *


Gestos, palavras e seus significados - Parte IV

Hoje vamos falar um pouco sobre o momento do Evangelho.
Na Liturgia da Palavra a leitura do Evangelho é diferente das outras, sendo-lhe prestadas honras especiais, por isso ficamos em pé, numa postura de respeito à presença de Jesus. Nós, fiéis, por aclamação, reconhecemos e professamos que Jesus Cristo está presente e nos fala.
No momento do Evangelho comungamos a palavra de Deus, muitos de nós não dão o devido valor a esse momento, é o momento de comungarmos a palavra para depois comungarmos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor. Devemos, neste momento, prestar atenção somente à leitura, sem deixar que nada e nenhum pensamento nos distraia.
Tudo bem, mas e daí....Por que o Sinal da Cruz?
Isso se chama persignar, isto é fazer o sinal das três cruzes.
Traçamos três cruzes, com o dedo polegar, na testa, na boca e no peito. A explicação mais conhecida é que a cruz na testa é para Deus nos livrar dos maus pensamentos, na boca para nos livrar das más palavras e no peito para nos livrar das más ações.
Mas no sentido litúrgico é muito mais abrangente e muito mais expressivo para nós, verdadeiros cristãos:
- A CRUZ NA TESTA: Lembra que o Evangelho é para ser entendido, estudado e conhecido;
- A CRUZ NA BOCA: Lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado (missão de todo cristão);
- A CRUZ NO PEITO: À altura do coração, nos indica que o Evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado, testemunhado, por todos que acreditam que Cristo Ressuscitou.
Aquele que for proclamar a Leitura da Boa Nova, deve fazer a cruz na Leitura do Evangelho a ser lido, indicando com isso que cada palavra pronunciada seja um despertar para cada cristão ser luz e sal para o mundo.
Bem, se precisamos entender, anunciar e viver a Palavra de Deus, ora, temos então que nas missas prestar muita atenção na Leitura e na homilia, para termos condições de cumprir nossa missão, que recebemos lá no Batismo.

* Neyton João Pontes trabalha com Arte, é católico e estudioso da religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário