Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Todo cristão é um dizimista. Por quê?



1. Porque na partilha do dízimo eu reforço que tudo que tenho: saúde, família, a vida... TUDO, tudo vem de Deus. O dízimo é reconhecimento, é gratidão.

2. Porque com o dizimo eu me coloco numa atitude de confiança em Deus e estabeleço uma relação de intimidade com Ele.

3. Porque com meu dizimo ajudo a manter a dignidade humana daqueles que se dedicam integralmente no anúncio de Evangelho de Jesus Cristo. Com o dizimo eu também sou missionário.

4. Porque com o dizimo eu vou me sentir membro ativo e integrado a comunidade que pertenço. Não sou alguém “de força” que só vem para usufruir da comunidade. Eu participo, colaboro, ajudo.

5. Porque o meu dizimo se transforma em gesto de caridade: ele se transforma em comida, roupa, remédio, serviço aos mais necessitados. E eu me lembro do que Jesus disse: “Eu estava com fome e vocês me deram de comer, eu estava doente e vocês me ajudaram...” É motivo de alegria saber, que com meu dizimo obedeço a um mandamento de Jesus.

6. Porque eu sei que dizimo não é esmola, nem resto que se sobra, pois Deus não precisa de restos... Dizimo é compromisso fiel, permanente, sincero, justo, generoso e alegre.

7. Porque ser dizimista é uma questão de fé e de amor. É ser cristão consciente.

Você já é um dizimista da comunidade? Ainda não, por quê? Seja dizimista. Venha conosco, vamos juntos construir uma igreja viva, sinal do Reino de Deus entre nós.

Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário