Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cananéia realiza mobilização pelo Grito dos Excluídos 2011

“Pela a vida, grita a Terra. Por direitos, todos nós”



A Paróquia de São João Batista de Cananéia realizará no próximo dia sete de setembro, quarta-feira, Dia da Pátria, às 09h00, na Praça Martim Afonso de Souza, uma mobilização pelo Grito dos Excluídos 2011, que tem como tema “Pela vida, grita a Terra. Por direitos, todos nós!”, marcando o clamor do povo frente às condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.
Neste ano, o Grito levanta a voz contra a violência e as grandes obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com destaque para as da Copa do Mundo de Futebol 2014 e Olimpíadas 2016. Os gastos com as obras estão saindo dos cofres públicos cabendo as perguntas: Quem vai pagar as contas? De que forma? As grandes obras estão atendendo as exigências ambientais? E a mobilidade urbana, como e por quem está sendo pensada?
Outro assunto que será destaque no Grito é o chamado novo Código Florestal que tramita no Congresso. O Grito dos Excluídos não aceita as mudanças propostas pelo relator do projeto, deputado Aldo Rebelo, visto que vai acarretar mais injustiças no campo e na cidade e beneficiar as grandes empresas do campo e os latifundiários.
Uma campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida, a reforma previdenciária, solicitação de investimentos para regularizar e melhorar as condições de vida de imigrantes e refugiados e diminuir o número de migrantes temporários no País; lutar contra construções de barragens, diminuição da concentração da terra, reivindicar a construção e entrega de moradias nas cidades, erradicação do trabalho infantil, inserção de um programa de segurança alimentar e nutrição para a população e solicitação de ações para a melhoria nos índices educacionais do País também fazem parte da luta do Grito dos Excluídos 2011.
Segundo o IPEA, 50% da renda total do Brasil estão nas mãos dos 10% mais ricos enquanto os 50% mais pobres dividem entre si 10% da riqueza nacional. No campo, menos de 50 mil grandes proprietários detêm mais da metade das terras. É preciso acabar com essas injustiças sociais e não aprovar uma nova lei que só vai beneficiar aqueles que não precisam de benefício algum.
Por isso, o Grito dos Excluídos defende: Pela vida, grita a Terra... Por direitos, todos nós! Trata-se da manifestação dos trabalhadores e trabalhadoras frente às ameaças que colocam em risco a natureza e o ser humano. Segundo os organizadores do Grito, é necessário que as vésperas da Rio +20 as organizações populares dos diversos setores se posicionem sobre estes temas tão importantes.
O Grito dos Excluídos é um evento nacional, e em 2011 celebra sua 17ª edição. É uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB
Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz


Brasília, 12 de julho de 2011.

Carta de apoio da CNBB ao Grito dos/as Excluídos/as

Irmãos e Irmãs!

A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz - CNBB manifesta seu apoio ao Grito dos Excluídos Nacional, que se realiza em todos os Estados do nosso País, por ocasião das comemorações do dia da independência do Brasil.
Grito dos Excluídos é um espaço democrático de mobilização popular nacional na Semana da Pátria, buscando construir um projeto popular para o Brasil. Neste ano tem como tema: Pela vida grita a terra... Por Direitos, todos nós!
Com os excluídos este evento pretende mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumir o protagonismo na construção de alternativas que tragam a eles esperança e perspectivas de vida para as comunidades locais; promover a pluralidade e igualdade de direitos, bem como o respeito nas relações de gênero, raça e etnia; denunciar todas as formas de injustiça que, em nosso país, causam a destruição e a precarização da vida do povo e do Planeta.
Diante de situações de exclusão, Jesus defende os direitos dos fracos e o direito a uma vida digna para todo o ser humano. O compromisso com esta causa nos compromete no esforço de superação da exclusão em nosso país, participando da construção de uma sociedade justa, solidária e de cuidado da vida do planeta e do ser humana.

Dom Guilherme Werlang
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para
o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário