Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Assembleia Paroquial 2011

Por Padre Adelson Souza Rosa






Assembleia quer dizer “convocação”, no Primeiro Testamento temos a grande assembleia de Siquém (Js 24), onde o povo convocado por Deus firma seu compromisso de fidelidade ao Deus Libertador. Nesse espírito a Paróquia São João Batista de Cananéia realizou sua assembléia paroquial, na Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, durante as atividades do PEF – Programa Escola da Família, no último dia 25 de setembro, domingo, das 08h00 às 16h00, com o objetivo de levantar prioridades para a caminhada paroquial e diocesana.
A primeira prioridade escolhida pelas comunidades foi a Missão Permanente e a segunda a Pastoral da Saúde. Estiveram presentes as comunidades de Santa Maria, Itapitangui, Iririaia, Porto Cubatão, São Paulo Bagre, Itacuruçá, Rocio, Acaraú, Carijó e Cento-Morro.
O início se deu com a chegada e acolhida das comunidades, café e a apresentação dos símbolos com a oração preparada pela Pastoral Familiar. O primeiro momento da assembléia foi o de partilhar as conclusões dos questionários que as comunidades (todas as comunidades realizaram assembléias comunitárias) realizaram. Cada uma trouxe suas prioridades e as justificou. No segundo momento aconteceu a votação das prioridades, dois representantes de cada comunidade votaram. Por último foram escolhidos os representantes para a reunião de setor (duas pessoas) e para a Assembleia Diocesana (cinco pessoas).
Parabéns a todas as comunidades que preparam suas assembleias comunitárias, os símbolos e vieram participar deste grande momento da Igreja Católica de Cananéia. A todos que trabalharam e contribuíram para a realização desta Assembléia Paroquial, nosso agradecimento.
“Então os Doze convocaram uma grande assembleia geral dos discípulos” (At 6, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário