Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

domingo, 18 de setembro de 2011

Paróquia de Cananéia realiza Grito dos Excluídos






No último dia sete de setembro, Dia da Pátria, a Paróquia São João Batista de Cananéia reuniu um grupo de cerca de 100 pessoas na Igreja Matriz para celebrar este dia. O evento foi marcado para acontecer na Praça Martin Afonso de Souza, mas a chuva atrapalhou.
As pastorais sociais da nossa Paróquia, Cáritas, Criança, Carcerária, junto com a Catequese, o Dízimo, os Jovens, a Pastoral Familiar, o povo Guarani e a Colônia dos Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” apresentaram seus Gritos durante uma celebração coordenada por Elizete Pires.
Após a Celebração o grupo se dirigiu ao Salão Paroquial onde a Pastoral de Cáritas organizou a partilha de um lanche para todos os participantes.
O Grito é muito importante para nós cristãos e pessoas de boa vontade! O próprio Jesus se tornou um excluído por se aproximar dos pobres, doentes, discriminados da sociedade. Sua Boa Notícia foi de libertação. Aliás, pagou com a própria vida por ter feito esta opção. Opção que desagradou autoridades de seu tempo. Conosco não poderia ser diferente! Nem sempre somos compreendidos até por gente da própria casa, da própria Igreja. Como o apóstolo Paulo, somos caluniados e caluniadas, difamados e difamadas. Estando em meio aos conflitos, anunciamos a Boa Notícia que liberta! Estando junto aos excluídos, desde já, presenciamos alguns sinais deste Reinado de Deus. Assim, nós, nossas comunidades e organizações, somos eucaristia para o mundo. Oferecemos nesta Celebração nossas vidas, nossas lutas, junto com Cristo, em alimento do mundo. Hoje, Cristo diz a todos e todas que participam do Grito dos Excluídos: “No mundo vocês terão aflições! Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33b).
A Equipe de Organização agradece pela participação de todos.



Pescadores participaram com reivindicações


A Colônia de Pescadores Z-9 “Apolinário de Araújo” reivindica:
-ATENÇÃO À SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DE NOSSA CIDADE.
-MAIS CONSCIÊNCIA SOBRE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
-POLITÍCAS PÚBLICAS NAS ESFERAS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.

Atenção à situação socioeconômica de nossa Cidade:
Sobre a falta de desemprego em nossa terra natal “Cananéia” quando filhos de pescadores e outros estão saindo da Cidade, em busca de novas oportunidades de empregos para outros municípios... Lamentamos, pois nossos irmãos, jovens merecem uma atenção maior, são os frutos do amanha que se não preservamos perdemos... É verídico que a situação da pesca artesanal vem sofrendo decadências, desde o preço do pescado, finanças de materiais de pesca e até mesmo a situação climática.

Mais consciência sobre as Unidades de Conservação e Desenvolvimento Sustentável:
Lamentamos pela vida em busca coletiva da contenção da poluição que vem despejada nos rios, estuário e mar... Pedimos maior atenção sobre Saneamento Básico em nosso município, somos conviventes de várias Unidades de Conservação em Cananéia e no seu entorno, APA MARINHA ESTADUAL, APA FEDERAL, ILHAS DA ESEX DOS TUPINIQUINS, PARQUES ESTADUAIS, RESEX, RDS.
Sonhávamos que a vida dos pescadores(as) e seus dependentes deveria estar segura, com recursos da pesca, extrativismo e captura, mas a invasão desordenada dos clandestinos vem contribuindo para a degradação ambiental e a pesca predatória colocando em risco o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras e gerações futuras... Pedimos hoje que só haverá o meio ambiente equilibrado com a plena consciência ao uso dos recursos naturais de maneira racional e sustentabilidade.

Políticas Públicas nas esferas Federal, Estadual e Municipal
A Colônia Z-9 de pescadores sempre em prol seus associados pescadores (as) e seus dependentes, vem sofrendo consequências por parte dos poderes Governamentais Federal, Estadual e Municipal quando jamais do subsídio legal a Sociedade Civil Organizada de forma contemplada de natureza Categoria Artesanal da pesca assegurado no artigo 8° da Constituição Federal sob a Lei 11.699 de 13 de Junho de 2008.
Assim, seguimos nossas lutas para que as Políticas Públicas atendam nossos anseios, diante às necessidades dos nossos pescadores (as) e munícipes... Leis que priorizem a categoria Artesanal da Pesca de conformidade junto o INSS, Ministério do Trabalho e Emprego, Marinha do Brasil, Ministério da Pesca e Agricultura... Pois a vida dos nossos irmãos pescadores e pescadoras e seus dependentes tendem seus direitos e deveres, lutando sempre sem medir esforços, contemplando seu papel de cidadãos, fortalecendo sua categoria na qualidade de atividade rural desde seu ato de aprendiz de pesca a aposentadoria por idade profissional artesanal. .Esperamos incansavelmente que nossa luta frente ao movimento social, de maneira democrática, alcance nossos objetivos com a bênção de Deus, e a conscientização em que juntos venceremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário