Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Editorial

“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo” (São Jerônimo).
Em virtude da Festa de São Jerônimo em 30 de setembro, no Brasil, tradicionalmente, dedica-se este mês à Bíblia.
Nesse período a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada.
É um acontecimento que nos indica, a cada momento, Estudo.
Este nos fará retornar às nossas origens, reafirmar em nosso interior a fé num Deus que conhece e escuta o clamor do povo, vê sua aflição e desce para libertá-lo.
Deus falou os homens através de outros homens por Eles escolhidos para esse fim, mas, sobretudo, por meio de seu Filho, Jesus Cristo (Heb. 1, 1-2). Desse modo, a Palavra de Deus tornou-se linguagem humana, sem deixar de ser Palavra de Deus, assim como o filho de Deus se fez homem sem deixar de ser Deus; e sujeitou-se tal como Ele, às limitações e condicionamento da palavra humana, exceto no erro formal.
Os livros da Bíblia são frutos do seu tempo. Por isso, se quisermos entender a mensagem de Deus, temos de conhecer o tempo e as circunstâncias históricas em que foi escrito cada um deles.
A Bíblia é o início para chegarmos mais perto do Pai!
Assim como a primavera, nos brinda com a beleza de suas flores, colorindo e embelezando a paisagem, a Bíblia nos renova a cada dia e nos faz sentir mais próximos de Deus e seguir os seus ensinamentos, na renovação e purificação do nosso espírito.
Amém!

PASCOM - Pastoral da Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário