Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Semana da Família é encerrada com Celebração da Alegria


A Pastoral Familiar da Paróquia São João Batista de Cananéia encerrou as atividades da Semana Nacional da Família, realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, no último domingo (13), às 19h30, com a realização da Celebração da Alegria na Igreja Matriz de São João Batista.
De acordo com a Pastoral Familiar a Semana da Família tem como finalidade mostrar a importância da família, mas do que qualquer outra instituição; entretanto, tal importância tem sido colocada em questão devido amplas, profundas e rápidas transformações na sociedade, já que o amor paterno e materno vão se esfriando devido a falta de Deus nos meios de comunicação, nas escolas, na política e na sociedade em geral.
O que a igreja pretende é levar aos católicos este amor de Deus, que se manifesta nos corações, estendendo-se aos familiares, levando-os a conhecer mais e melhor este Deus, que escolheu uma família, confiando a ela a educação de seu único Filho, quando veio ao mundo cumprir sua promessa.
O objetivo da Semana Nacional da Família é um momento forte de evangelização, oração e atividades com as famílias, procurando envolver todas as famílias da comunidade, para reflexão sobre a identidade e a missão da família cristã no mundo de hoje, além de despertar a família para que seja um caminho de formação para o discipulado de Jesus Cristo e para que seja missionária, ou seja, “família evangelizando família; família visitando e levando a Palavra de Deus a outras famílias”.
Parabéns à Pastoral Familiar de Cananéia pelo belo trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário