Tempo Litúrgico: Quaresma - Cor Roxa

Na linguagem corrente, a Quaresma abrange os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até ao Sábado Santo. Contudo, a liturgia propriamente quaresmal começa com o primeiro Domingo da Quaresma e termina com o sábado antes do Domingo da Paixão.

A Quaresma pode se considerar, no ano litúrgico, o tempo mais rico de ensinamentos. Lembra o retiro de Moisés, o longo jejum do profeta Elias e do Salvador. Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende a Paixão e Morte (Sexta-feira Santa), a Sepultura (Sábado Santo) e a Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa).

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PJ realiza Dia Nacional da Juventude

Contra o extermínio da juventude e na luta pela vida

A PJ – Pastoral da Juventude da Paróquia São João Batista de Cananéia realizará no próximo dia 25 de outubro, domingo, o DNJ - Dia Nacional da Juventude 2009, que esse ano tem como lema “Juventude em marcha contra a Violência” e como tema “Contra o extermínio da Juventude e na luta pela Vida”.
Assuntos que afligem a juventude serão temáticas trabalhadas no Dia Nacional da Juventude, como: exploração sexual - prostituição infantil e adulta, drogas e alcoolismo, falta de acesso a transporte, saúde e educação; desemprego, jovens encarcerados, conflitos familiares, meio ambiente e meios de comunicação.
De acordo com a PJ da Paróquia de Cananéia estão sendo distribuídos subsídios nas Paróquias de todo o Vale do Ribeira em preparação do DNJ, com três encontros.
Todos os jovens estão convidados a participar, até mesmo de outras denominações cristãs e não cristãs, ONG's, Projetos específicos de juventude, indígenas e quilombolas para o grande encontro que, com cerca de 500 jovens, será realizado no Ginásio Poliesportivo “Mário Covas”, onde os jovens refletirão as causas do quadro de violência em que vivemos em nosso País e quais ações podem ser feitas para mudar tal situação. No local serão montadas pequenas tendas com orientações pertinentes às temáticas desenvolvidas na marcha (drogas, violências, prostituição, etc.).
O objetivo maior desta ação e das PJ’s espalhadas pelo País é que os jovens se mobilizem em fazer uma grande marcha, por ocasião da Celebração do Dia Nacional da Juventude, gritando contra a violência e que, juntos, possam organizar amigos, grupos, comunidades, para saírem às ruas, protagonizando as mudanças de um novo céu e de uma nova terra.“Vamos lá, agora é a nossa vez de fazer acontecer. Que o clamor e a luta pela vida de todos seja o nosso ideal”.
Programação:

08h00 - Concentração no Portal de Cananéia.
08h30 - Início da marcha com diversas colocações contra a violência.
10h30 - Celebração da Palavra no Ginásio Mário Covas e apresentações criativas ligadas com a Marcha contra a Violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário